Contos Breves - o livro

Olá a todos!Peço a todos aqueles que pretendem comprar o meu livro que me contactem pelo e-mail olindg@gmail.com
Obrigada.


Sinopse
Neste opúsculo estão reunidas pequenas narrativas inconscientes: digo isto porque na altura em que foram redigidas era tão jovem que nem sabia que estava a escrever um tipo específico de conto. 
O conjunto daqui resultante é uma selecção e revisão de textos criados entre 1999 e 2007, período que corresponde, aproximadamente, à minha colaboração do DN Jovem (suplemento do Diário de Notícias direccionado para os jovens). Muitos dos textos aqui presentes foram lá publicados. Contudo, estão também incluídos alguns que estavam inacabados, tendo sido agora trabalhados. 
Olinda P. Gil (autora) é licenciada em Linguas e Literaturas Modernas e mestre em Ensino do Português e das Línguas Clássicas. Tem também uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos. Foi colaboradora no DN Jovem, suplemento do Diário de Notícias. Participou com outros colaboradores do suplemento no site na-cama.com e jotalinks. Foi 3º prémio no concurso literário "Lisboa à Letra" em 2004, na categoria de prosa. Foi selecionada no "4º Concurso de Mini-Contos do IST Taguspark". Tem textos publicados nas revistas Ao Sul de Nenhum Norte, Bang! e Nanozine. Publicou nas colectâneas Ocultos Buracos, Beijos de Bicos e Poesia sem Gavetas da Pastelaria Studios Editora. Escreve no blog: http://www.olindapgil.com 
 Cláudia Banza (ilustradora), concentra a maior parte, se não toda, a sua atenção na criação de ilustrações fantasiosas, mas poderosas. Ela muitas vezes gosta de justapor coisas fofas com coisas obscuras, sobrenaturais. Ao olhar para a sua arte, é óbvio que tem um grande amor pelas coisas bonitas e obscuras, muitas vezes deixando o espectador um pouco confuso e inseguro quanto ao facto, se deve rir ou sentir-se um pouco com medo. Usa uma série de materiais para criar as suas ilustrações que vão desde a aquarela, Photoshop, Illustrator, Corel Drawn, marcadores e tintas acrílicas.
Já participou em algumas exposições coletivas de pintura patrocinadas pelo NAVA (Núcleo de Artes em Aljustrel.
Em 2009, participou na exposição de fotografia coletiva no IPB (Instituto Politécnico em Beja)
Em 2011, participou na exposição de Artes Plásticas Coletivas integradas no final do estágio.
E desde aí tem trabalhado como freelancer em vários projetos, e blogueira a tempo inteiro :
  
 
Nas redes sociais:
 Opiniões:
  •  Roberta Frontini, no blog Flames. "Para quem não tem (infelizmente) muito tempo para ler, este livro é perfeito pois proporciona a leitura agradável de histórias que podem ser lidas, por exemplo, antes de irmos dormir sem que seja, "doloroso", voltar a pegar nele e relembrar tudo o que vem para trás." 
  • Pedro Cipriano, no seu blog. "O estilo de escrita é agradável e acessível, como seria de esperar de uma professora de Português."
  • Silvana Martins, no seu blog Por detrás das Palavras."...fica a certeza que cada um [dos contos] tem mais para oferecer ao leitor, há mais palavras para além daquelas que se apresentam ao nosso olhar."
  • A autora do blog Furnished By Shade (que não assina com o seu nome no blog, por isso não serei eu a revelar a sua identidade): "não é um livro que se leia pelo estilo de escrita, porque o estilo de escrita funciona como uma ferramenta para a história" ; "se narrativas curtas fazem o vosso estilo, dêem uma vista de olhos, porque de certeza que há aqui alguma ideal para vocês."
  • Cristina Moital Luiz, no Linked Books, fez um excelente trabalho de opinião, tendo pesquisado pelas referências que identificou ao longo dos textos. "Os contos, apesar de "breves" e de linguagem simples, são histórias completas, profundas e incisivas, que deixam ao leitor um trabalho de "digestão" muito interessante. Na maioria das histórias, a "reflexão pós conto" é uma experiência tão agradável ou mais ainda do que a leitura do conto em si mesma." ; "Aqui a autora não foge aos assuntos mais incómodos, antes pelo contrário, e conduz o leitor a confrontar-se com as dúvidas e angústias dos seus personagens. Considero esse aspecto muito positivo."
  • Joana Cardoso, no seu blog Leitora de Fim-de-Semana: "Gostei bastante da escrita da autora. Tem uma musicalidade e um encanto difícil de se conseguir em textos tão pequenos. Achei que na maioria os contos estão bem conseguidos e que este é um livro que merece ser lido."
  • Gina Grangeia, no seu blog Gina, a mulher que tem um blog: "A Olinda possui uma escrita clara e acessível. Sei que estou a repetir as opiniões doutros leitores mas é efetivamente uma das marcas da autora, mantém-se à parte daquele pretensiosismo tolo de quem quer ‘escrever bem’, usando artimanhas e floreados que quanto a mim só atrapalham e enfeiam o texto." 
  • Rute Canhoto, no seu blog:  "A autora deixa-nos a pensar em conceitos como o tempo, a vida e a mudança, entre outros. Gostei particularmente do facto de soarem como que a pensamentos, pequenas partilhas de um episódio ou momento em particular."
  • Clarinda Cortes, no seu blog Ler é Viver: "Numa escrita muito certinha, acessível e fluída, a autora vai-nos prendendo a cada momento, mais ou menos intensamente."
  • Silvéria Miranda, no seu blog The fond reader - crónicas de uma leitora viciada: "Ora bem, quanto aos contos propriamente ditos, uma coisa que me agradou logo neles foi a escrita da autora. Como já li algures, é uma escrita limpa. Tudo muito bem pontuado e com sentido.
  • Catarina S, em Little House of Books - "Há contos para todos os gostos, que nos fazem refletir sobre os mais diversos temas. A passagem do tempo, a morte, o amor... A escrita da autora é leve, sem deixar de ser bonita e dá gosto de ler."  
  • Fernando Évora, no Goodreads - "Tem a qualidade da escritora que não cala o que deve escrever, de causar incomodidade e inquietação nos seus leitores. E a literatura nacional precisa de escritores destes, que se afastem do bonitinho, do sensível e que acrescentam algo às pessoas que somos. Em alguns dos seus contos é capaz de dar um murro no estômago. Noutros, nem tanto. Mas a escrita é mesmo assim."
Notícias:

      3 comentários:

      1. Olinda, recebi hoje o livro. Conto lê-lo muito em breve e logo tratarei de partilhar a minha opinião :)

        Um beijinho e até breve! Vou continuar a passar por cá!

        ResponderEliminar
        Respostas
        1. https://thefondreader.wordpress.com/2014/01/27/livro-contos-breves-de-olinda-p-gil/

          Eliminar